Prezadas(os),

Os brasileiros que desejam realizar sua pesquisa na França têm a oportunidade de enviar suas candidaturas ao longo das próximas semanas. Neste momento, muitas escolas doutorais já definiram a lista de temas prioritários a serem trabalhados no próximo ano letivo e estão recrutando pesquisadores do mundo todo.

No catálogo de escolas doutorais, constam mais de 1.500 editais abertos para doutorado e 23 ofertas para pós-doutorado nas mais diversas áreas. A maior parte dos editais prevê financiamento via contrato doutoral. Também é possível conhecer as diferentes linhas de pesquisa das escolas e enviar um projeto espontaneamente para doutorado pleno, doutorado sanduíche ou cotutela.

Para buscar mecanismos de financiamento, os interessados podem acessar o nosso catálogo de bolsas, onde encontrarão mais 80 oportunidades.

Nossos canais de comunicação:

Instagram: http://bit.ly/2GbBgky

Aproveitamos a oportunidade para anunciar os programas French + Sciences, cursos de imersão científica em setores de ponta da pesquisa francesa que permitem a construção de redes de contatos com laboratórios, empresas, cientistas e professores. São programas pensados para estudantes, mestrandos e doutorandos de ciências que desejam realizar suas pesquisas na França e também evoluir no aprendizado do idioma.

Com duração de três a quatro semanas, a experiência única inclui conferências, debates, visitas à laboratórios e empresas, apresentação sobre as oportunidades de estudos, tutoria acadêmica individual, aulas de francês e atividades culturais. Com exceção das aulas de idioma, todas as atividades serão conduzidas em inglês.

Serão lançadas duas sessões do programa, sobre as seguintes temáticas:

• Ciências do mar e tecnologia (Brest)

• Foco em desenvolvimento sustentável (Montpellier)

As informações sobre inscrição estão disponíveis
no site.

Contatos:

Região Nordeste:
Estado de Minas Gerais:
Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo:

Atenciosamente,

Equipe Campus France Brasil