O PPGNCBC possui 3 linhas de pesquisa na área de concentração Biologia Celular e 3 linhas de pesquisa da área de concentração Neurociências:

 

Áreas de concentração: Biologia Celular

 Linha de Pesquisa -   Fisiologia de células e moléculas

Descrição: Estudo das células, moléculas citoplasmáticas e nucleares, genomas. Química celular. Manipulação de proteínas, DNA e RNA. Visualização celular. Organização interna da célula. Citoesqueleto. Comunicação celular, junções celulares, adesão celular.

 

 Linha de Pesquisa -  Patologia de células e moléculas

Descrição: Estudo das alterações patológicas celulares e moleculares. Química celular, manipulação de proteínas, DNA e RNA, e visualização celular de processos patológicos. Morte celular não programada, necrose. Ciclo celular e câncer. Imunidade inata e adaptação.

 

 Linha de Pesquisa -   Microorganismos patogênicos

Descrição: Estudo dos microorganismos patogênicos, com especial ênfase àqueles com importância epidemiológica na Região Amazônica. Interação Patógeno-Hospedeiro. Ciclo de vida. Alterações causadas por microorganismos patogênicos em organismos multicelulares.

 

Áreas de concentração: Neurociências

 Linha de Pesquisa -  Neurofisiologia

Descrição: Neurofisiologia sensorial. Ecologia visual. Neuroendocrinologia. Neuroquímica.

 

 Linha de Pesquisa -  Neuropatologia

Descrição: Estudo anatômico, fisiológico e bioquímico de neuropatologias de interesse regional. Desenvolvimento de modelos experimentais para neuropatologias de importância epidemiológica.

 

 Linha de Pesquisa -  Neurofarmacologia

Descrição: Mecanismos de ação neural de fármacos naturais regionais.