Defesa de Mestrado: 17 de janeiro de 2017
Local:Auditório do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento /UFPA
Horário: 14:00h

Título: EFEITO DO GANHAR OU PERDER NOS NIVEIS RAIVA E ANSIEDADE EM LUTADORES DE JUDO

Autor: Hector Andrés Páez Ardila

 

Resumo:A agressão é um comportamento desencadeado por estímulos percebidos como uma ameaça envolvendo uma ativação simultânea de componentes fisiológicos, bioquímicos, neurológicos e comportamentais e emoções, como ansiedade e raiva. 

O confronto por recursos envolve uma alta probabilidade de se machucar ou morrer, por causa disso, os animais usam um tipo de comunicação, chamada de display agressivo, que visa dissuadir ao rival de começar o confronto. Nos seres humanos, os esportes podem ser considerados como uma forma de display, pois permitem que a agressão seja expressada com uma baixa probabilidade de danos permanentes para os sujeitos. As competências têm sido usadas como modelos para avaliar a ativação produzida pelas diferentes fases de competição, tal como o resultado do combate. O judô tem sido utilizado como um modelo de agressão competitiva para avaliar as diferentes respostas corporais nos comportamentos agonísticos em seres humanos, pois oferece um contexto semelhante aos estudados nas lutas em animais. Diante do exposto, o presente estudo tinha como objetivo avaliar o efeito de ganhar ou perder nos níveis de raiva e ansiedade em atletas de judô regional, do sexo masculino, regularmente vinculados a Federação Paraense de Judô, utilizando as escalas psicométricas STAXI e IDATE. Encontrando uma diferença entre vencedores e perdedores, onde os perdedores apresentaram maiores níveis de raiva, enquanto que a ansiedade foi maior para os vencedores.