Defesa de Mestrado: 25 de maio de 2017
Local: SAT 10/ ICB
Horário: 08:30h
Título: POTENCIAL CICATRIZANTE DO EXTRATO CETÔNICO DE Pentaclethara macrolobaNO PROCESSO DE REPARO DE LESÕES EXCISIONAIS NA PELE DE CAMUNDONGOS DIABÉTICOS
Autor: Mauricio Ferreira Gomes
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que desperta o interesse de muitos profissionais da saúde é uma patologia crônica com escala mundial, e que no decorrer dos anos tornou-se motivo de preocupação para a saúde pública. A doença divide-se em diabetes tipo 1 e tipo 2, a qual causa uma disfunção na fisiologia da insulina/glicose. Essa desregulação causa alterações significativas em alguns eventos biológicos, dentre eles, o processo de cicatrização. O surgimento de uma lesão em uma pessoa normal desencadeia uma cascata de reações celulares e bioquímicas com objetivo de reparar o tecido lesionado.
Em pacientes portadores de diabetes o reparo é mais lento. Vários mecanismos são descritos como fatores importantes no retardo do processo de cicatrização em diabéticos, entre eles, a produção excessiva de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS), diminuição do Óxido Nítrico (NO), diminuição da reposta aos Fatores de Crescimento (GFs) e das proteínas da via de sinalização da insulina. A busca por formas terapêuticas que possam auxiliar o processo de reparo tecidual apresenta uma grande demanda, devido o índice de pessoas portadoras de diabetes estarem aumentando aos longos dos anos. O extrato da semente de Pracaxi são poderosos cicatrizantes dermatológicos, auxiliam na hidratação e na renovação celular, processos importantes na cicatrização, demonstrando assim perspectivas positivas na sua utilização em lesões de pacientes diabéticos.O projeto teve como objetivo analisar a caracterização do efeito farmacológico da aplicação tópica do extrato cetônico da semente Pentaclethra macroloba Wild (Pracaxi), no processo de regeneração tecidual em animais diabéticos. Para avaliarmos o potencial da planta, inicialmente foi induzido nos animais um quadro clínico de diabetes através da droga aloxana, citotóxica as células beta - pancreáticas, em seguida foigerada uma lesão cutânea com o punch de biopsia na região dorsal dos animais e posteriormente as lesões receberam tratamento com o extrato de pracaxi. Após o tratamento foi possível avaliar os efeitos e os benefícios da utilização do extrato em lesões cutâneas em diabéticos. Em nossos resultados realizamos a padronização do modelo de indução de diabetes por aloxana e também as características histológicas do pâncreas dos animais. A lesão dos animais diabéticos que foram tratadas com o extrato de pracaxi apresentaram redução significativa da área total da lesão, tanto quantitativamente como qualitativamente. Além disso foram avaliar as características histológicas dos tecidos tratados, e pode-se constatar uma organização estrutural dos tecidos na coloração de hematoxilina e Eosina (HE) e uma presença significativa das fibras de colágeno nos tecidos através da coloração de picrosirius Red. Desta forma, podemos inferir que o pracaxi apresentou a características favoráveis para a aplicação no tratamento de lesões teciduais em diabéticos.