Qualificação de Mestrado

Data: 04 de abril de 2016

Hora: 16h

Local: Laboratório de Neuroengenharia

Título: PROCESSO DE LEITURA E TEORIA DA INFORMAÇÃO: UM MODELO DE AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA (IN) COMPREENSÃO ESCRITA

Autor: Louise Bogéa Ribeiro

Orientador: Manoel da Silva Filho

Coorientador: Anderson Raiol Rodrigues

 Resumo:

A pesquisa se fundamenta em princípios das Neurociências e na Teoria da Informação, com ênfase nas conclusões de Claude Shannon e Warren Weaver, e se refere a uma análise estatística de um banco com 1000 dissertações de mestrado da Universidade de São Paulo, construído a partir da utilização do SQL Server Management Studio 2012 juntamente com o Microsoft Visual Studio 2012, em prol do desenvolvimento de um programa capaz de calcular as probabilidades do (des) conhecimento de cada palavra do banco – conforme fórmulas matemáticas elaboradas –, bem como a sua respectiva entropia informacional. Aponta-se, assim, para a criação de um modelo de avaliação quantitativa da (in) compreensão escrita, por meio da inserção de textos no programa, intitulado de CalcuLetra, e da comparação dos valores da probabilidade e da entropia de cada palavra do seu conteúdo em relação ao banco de dados armazenado, revelando o grau de dificuldade ou quão comunicativo e (in) compreensível é o texto inserido. Portanto, a pesquisa tem, como principal contribuição, a medição da (in) compreensão textual em língua portuguesa, com a intenção de suprir uma carência na literatura relacionada a estudos acerca da inteligibilidade textual, dos processos cognitivos da (in) consciência, incluindo-se, ainda, a ausência de um banco de textos em língua portuguesa de acesso total para o provimento de pesquisas.