Qualificação de Mestrado: 06 de fevereiro de 2017
Local: Auditório Arlindo Pinto/ ICB/ UFPA
Horário: 09:00h

Título: ESTADO NUTRICIONAL DE POPULAÇÕES EXPOSTAS AO MERCÚRIO: ESTUDO OBSERVACIONAL DE COORTE NAS REGIÕES DO RIO TAPAJÓS E TUCURUÍ

Autora: Camila Lorena Rodrigues Machado

Resumo:O mercúrio é um dos poluentes ambientais mais perigosos e possui um grande número de formas físicas e químicas. O metilmercúrio é o composto de organo-mercúrio mais tóxico e mais comumente presente e é reconhecido como um importante problema de poluição ambiental e um risco para a saúde dos seres humanos.

 Na Amazônia a atividade garimpeira foi uma grande responsável pela emissão de toneladas de mercúrio no ambiente, além do próprio solo amazônico constituir reservatórios naturais de mercúrio e liberam quantidades substanciais do metal no ecossistema aquático. Isto leva a contaminação das águas através da erosão do solo e lixiviação, que são resultantes de práticas como o desmatamento, agricultura e/ou pecuária. Nesse contexto, populações ribeirinhas que vivem nessa região estão constantemente expostas por conta do pescado que é a principal proteína consumida, assim caracterizando uma população em grupo de risco à toxicidade mercurial. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo comparar o estado nutricional utilizando medidas antropométricas e análise da dieta entre populações expostas (Tapajós) e não expostas (Tucuruí).