Qualificação de Mestrado: 14/02/2019

Local: Sala LM-7/ICB/UFPA.

Horário: 9h

Título: EFEITOS DA EXPOSIÇÃO CRÔNICA AO ACETATO DE CHUMBO SOBRE A MEDULA ESPINHAL DE RATOS

Discente: DANNILO ROBERTO FERREIRA DA SILVA

Docente: RAFAEL RODRIGUES LIMA

Resumo: O Chumbo (Pb) é um metal naturalmente encontrado na crosta terrestre e que apresenta elevados riscos à saúde. É o 2° metal mais tóxico do planeta e um dos mais utilizados na confecção de artigos militares, tintas, produtos domésticos, inseticidas, cerâmicas, metais para construção civil e combustíveis. O SNC é considerado como um dos sistemas mais sensíveis a danos provocados pela exposição e intoxicação ao Pb. Mesmo com diversos estudos a respeito de danos provocados por exposições ao Pb, existe uma lacuna na literatura a respeito dos efeitos toxicológicos do Pb sobre a medula espinhal de ratos. Desta forma, o objetivo deste estudo será avaliar os possíveis efeitos bioquímicos e teciduais induzidos pela exposição crônica ao acetato de chumbo sobre a medula espinhal de ratos. Como metodologia, realizaremos exposições crônicas ao Pb (sob a forma de acetato de chumbo) em 54 ratos (Controle= 27; Exposto = 27) albinos da espécie Rattus norvegicus, linhagem Wistar, machos, com massa corpórea entre 120 e 150 g e com 30 dias de vida. Após a finalização do período de exposição, realizaremos a divisão dos animais (intergrupos). Alguns animais serão eutanasiados, laminectomizados na região dorsal para total exposição das vértebras, prosseguindo com a posterior fratura das mesmas para acessar e remover a medula espinhal e, então serão realizadas a quantificação de Pb e análises bioquímicas de avaliação da peroxidação lipídica, determinação de metabólitos do óxido nítrico e avaliação da capacidade antioxidante contra radicais peroxil. Outros animais serão perfundidos, suas medulas espinhais serão pós- fixadas e incluídas em parafina para a realização de cortes histológicos em micrótomo, no qual serão realizadas avaliações histopatológicas em neurônios motores de tecidos corados com hematoxilina e eosina e, ensaios de imunoistoquímica para a marcação de filamentos do citoesqueleto de astrócitos (anti-GFAP), da proteína básica de mielina (anti-MBP), micróglia/macrófagos (anti-Iba1), neurônios maduros (anti-NeuN) e do marcador do acoplamento a receptores pós-sinápticos (anti-Sinaptofisina). Os dados obtidos serão aplicados ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, em seguida aplicados ao Teste-t de Student, com nível de significância p<0,05 para todos os testes.