Semana do Cérebro - 2019

"A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela SBNeC e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Consolida-se também como uma iniciativa global de divulgação das Neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo."

Nesse ano ocorrerá nacionalmente entre os dias 11 e 17 de março, norteada pelo tema INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Na ocasião serão promovidas atividades de divulgação e fortalecimento científico, incluindo palestras, minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas, ressaltando a importância e aplicabilidade dos conhecimentos das Neurociências no nosso cotidiano e na busca pela cura de doenças, além de outros benefícios.

Baseado no tema deste ano, o Laboratório de Neurofisiologia Eduardo Oswaldo Cruz (LNEOC) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB) e convidados, preparou uma programação especial e tem o prazer de convidá-los para aprender ainda mais sobre neurociência, inteligência artificial, suas aplicações na saúde e o que vem sendo desenvolvido e aprimorado em termos de pesquisa e mercado na área de ciências biológicas e da saúde.

Confira abaixo a programação:

 

11, 12 e 15 de março de 2019

Auditório Paulo Mendes

[Instituto de Ciências Biológicas - UFPA]

 

[11 de março 19]

14h - PALESTRA DE ABERTURA

Por que AI e Neurociências?

Prof. Dr. Bruno Duarte Gomes  

 

15h - Palestra

O conceito de arquitetura neural: da Neurociência para AI 

Prof. Dr. Bruno Duarte Gomes  

 

[12 de março de 2019]

10h - Palestra 

Correlatos eletrofisiológicos da Inteligência Humana

Prof. Dr. Antônio Pereira Jr.

 

[15 de março de 2019]

10h - Palestra 

Classificação de sinais EEG associados a visualização de imagens. Abordagem usando redes recorrentes

Iraquitan Cordeiro Filho

 

11h - Palestra

Aprendizado por reforço (Reinforement Learning)

Dr. Ronnie Alves

 

14h - 18h

CineNeuro - Um novo olhar sobre a Matrix

(Exibição do filme Matrix [1999] e debate sobre a influência da tecnologia e da inteligência artifical na construção e entendimento da realidade pessoal e coletiva)

MSc. Veronica Ribeiro | Arthur Gonsales | Filipe Katasho